Geral

Notícia publicada segunda-feira 09 junho 2014

Excesso de chuva prejudica abastecimento de água em Palmeira

Gostou, compartilhe

Pode parecer contraditório, mas o excesso de chuvas no final de semana em Palmeira acabou provocando problemas no abastecimento de água na cidade. O grande volume de chuvas fez com que o rio Pugas, manancial que abastece a cidade, recebesse grande quantidade de água e isto causou problemas na captação da água na unidade da Sanepar, como a inundação do compartimento de bombas, obrigando o desligamento dos equipamentos e interrupção do fornecimento de água.

Segundo informação da Sanepar, em Palmeira a produção de água para consumo da população é parcial e o abastecimento está comprometido devido a isso. A previsão da companhia é de normalizar o atendimento aos usuários na madrugada desta terça-feira (10).

As fortes chuvas em boa parte do Paraná no final de semana também comprometeram o sistema de água em dezenas de cidades. O aumento do nível dos rios inundou as captações, unidades instaladas à beira de rios para, através de bombas, extrair a água a ser tratada e distribuída a população. Em outras cidades, os poços estão alagados, ou não há acesso por estrada até as unidades de captação. Em outros sistemas, ainda, a causa da falta de água é o rompimento das redes.

“Onde é possível chegar, os técnicos da Sanepar estão fazendo a limpeza das unidades, avaliando se é possível ligar os equipamentos, providenciando o conserto e se empenhando para voltar a fornecer água tratada dentro do menor prazo possível”, diz o presidente da Companhia de Saneamento do Paraná, Fernando Ghignone.

A empresa faz um apelo aos moradores que começam a receber água tratada para que só façam a limpeza interna dos imóveis. A água que alguém utiliza, agora, para lavar calçadas e carros, está faltando na casa de outras pessoas porque o abastecimento ainda é precário.

Região

O fornecimento de água na região pela Sanepar apresenta problemas em vários municípios. Em São João do Triunfo apenas um dos três poços está operando por causa da falta de qualidade da água. Técnicos da Sanepar de São Mateus do Sul estão trabalhando no município para colocar os poços em operação o mais rápido possível.

Em Prudentópolis, a captação que abastece esta cidade continua alagada, ainda não é possível estimar quando o abastecimento será normalizado. Em Irati, Fernandes Pinheiro e Imbituva, a produção de água é parcial, sem previsão de normalização.