Curta você também
Principal
Trecho da PR 151 entre Palmeira e Ponta Grossa está em fase de estudos para duplicação
O trecho de pouco mais de 43 quilômetros de extensão da PR 151 ventre Palmeira e Ponta Grossa está em fase de estudos para elaboração de projeto de duplicação, segundo informação divulgada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Além deste trecho, outros nove de rodovias de diversas regiões do estado constam nesta situação.
O DER, órgão da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, espera ter em 2015 os estudos de duplicações e ampliação de capacidade de importantes rodovias paranaenses. Até junho deste ano, vão começar os estudos de duplicações das rodovias incluindo o trecho da PR-151 entre Palmeira e Ponta Grossa. Outro trecho da mesma rodovia, entre Jaguariaíva e Piraí do Sul, deve ter as obras de duplicação finalizadas ao longo do próximo ano.
Conforme a Gazeta de Palmeira já havia antecipado, o trecho da PR 151 entre Palmeira e Ponta Grossa deve ter as obras de ampliação de capacidade de tráfego executadas através de parceria do governo do Estado com a iniciativa privada, nos mesmos moldes do que já acontece em outras rodovias estaduais, como a PR 445, entre Mauá da Serra e Londrina. Com isto, haverá cobrança de pedágio dos usuários.
A princípio, estão programadas melhorias no trecho da rodovia a recuperação do pavimento, construção de aproximadamente 15 quilômetros de terceiras faixas, construção de acostamentos, duplicação da pista entre Ponta Grossa e o trevo de acesso à localidade de Guaragi, bem como viadutos nos acessos ao bairro do Cará-Cará e a Guaragi. Um trecho de ciclovia também deve ser construído na localidade do Lago.
Com um fluxo de veículos que só aumenta, recebendo tráfego pesado de caminhões, o trecho da PR 151, há dois anos, segundo estudo de tráfego feito pelo DER, recebia uma média de 6 mil veículos por dia. Hoje, com o aumento tanto do fluxo quanto da frota, estima-se que esteja próximo a 8 mil veículos por dia.
Programa
A malha rodoviária do Paraná, segundo o DER, está passando pelo maior programa de duplicações dos últimos 25 anos. A estimativa do Estado é fechar 2014 com 265,1 quilômetros de rodovias duplicadas ou em fase final de duplicação.
Atualmente o Paraná conta com 1.023 quilômetros de rodovias duplicadas, somando as estaduais, concessionadas e federais. O pacote de melhorias viárias prevê também o início de mais 369 quilômetros em 2015 e a elaboração de projetos para viabilizar a construção para mais 654 quilômetros de pistas duplas. São obras executadas com recursos públicos ou antecipadas nas negociações com as concessionárias de pedágio, segundo o DER.