Curta você também
Geral
Sanepar aumenta tarifas em 6,4% a partir do dia de 20 de março
Decreto assinado pelo governador Beto Richa, publicado no Diário Oficial da última terça-feira (18), autoriza o reajuste das tarifas de água e esgoto praticadas pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) em 6,4%. No dia seguinte, a Sanepar publicou ‘fato relevante’ em jornais do estado, confirmando o aumento das tarifas, que passa a valer a partir de 20 de março, 30 dias após a publicação do decreto.
O aumento ficou abaixo dos 8,17% solicitados pela Sanepar em janeiro deste ano para o Instituto das Águas do Paraná – autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e que atua como órgão regulador da empresa. Este será o quarto reajuste feito pelo governador em quatro anos. De 2005 a 2010, a tarifa da empresa ficou congelada. Em abril de 2011, porém, o governo autorizou um aumento de 16%, seguido por reajustes de 16,5% no mesmo mês de 2012 e de 6,9% no ano passado.
A Sanepar alegou que o atual reajuste se deve à alta da cesta de indicadores que incidem sobre os gastos no tratamento de água e esgoto. A empresa argumenta que além da necessidade de correção dos índices de inflação, como o INPC e o IPCA, a variação do dólar também teve influência sobre o aumento da tarifa, já que muitos dos produtos usados pela empresa são importados.