Curta você também
Geral
Primeiro mês do ano registra saldo negativo de empregos formais
O ano de 2014 começou com uma informação não muito boa para Palmeira em relação a empregos com carteira assinada. No mês de janeiro, segundo dados estatísticos do Cadastro geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego na quinta-feira (20), o saldo de vagas no município foi negativo, com seis postos de trabalho fechados. Foram efetivadas no mês 354 contratações e 360 demissões.
E coube ao comércio o rótulo de “vilão”, pois o setor demitiu 107 trabalhadores em janeiro e contratou 52, resultando em 55 vagas canceladas no primeiro mês do ano. O resultado não surpreende, uma vez que depois de aumentar as contratações para enfrentar o grande movimento do final do ano, o setor reduz o número de empregados a cada início de ano.
Felizmente, apenas o setor do comércio teve saldo negativo de empregos em janeiro. O melhor resultado, com 29 vagas abertas em janeiro, foi do setor da agropecuária. Foram 100 admissões e 71 demissões. Na sequência, o setor da indústria registrou dez postos de trabalho abertos no mês, resultado de 98 contratações e 88 desligamentos. Já o setor de serviços abriu nove vagas, resultantes de 95 admissões e 86 demissões.
12 meses
Os dados do Caged mostram que em Palmeira, no período dos últimos 12 meses, foram canceladas 63 vagas de trabalho formal. Entre fevereiro de 2013 e janeiro de 2014, as contratações com carteira assinada somaram 3.783 registros, enquanto o número de trabalhadores demitidos foi de 3.846.
Nos últimos 12 meses, apenas o setor da indústria apresentou resultado negativo na geração de empregos, com 188 postos de trabalho cancelados no período, resultado de 1.434 admissões de trabalhadores e de 1.622 demissões. O destaque positivo, por sua vez, foi o setor do comércio, que fez 908 contratações e registrou 809 desligamentos, com saldo positivo de 99 vagas de emprego formal abertas no período.