Curta você também
Geral
Calor intenso marca os últimos dias de vigência do horário de verão
O horário de verão termina à 0 hora do próximo domingo (16), quando os relógios devem ser atrasados em uma hora. Os últimos dias do horário de verão devem ser marcados pelo calor intenso, que já vem sendo registrado nas últimas semanas. Segundo o Simepar, a partir de sexta-feira (14) as temperaturas devem cair.
Em vigor desde a meia-noite do dia 19 de outubro do ano passado, a medida tem como objetivo um maior aproveitamento da luz solar e evitar a necessidade de mais investimentos em geração e transmissão de energia.
O horário de verão de 2013/2014 foi adotado no Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.
Um dos principais resultados esperados é diluir o horário de pico, evitando assim uma sobrecarga do sistema energético. Sem o horário de verão, o consumo maior de energia acontece por volta das 18 horas, coincidindo também com o consumo do comércio e da indústria. Na prática o horário de verão costuma gerar em média uma economia de energia da ordem de 1% e na demanda, no horário de pico, de 3,5% a 5%.
A previsão de economia do horário de verão desta temporada 2013/2014, nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, foi gerar uma economia de R$ 400 milhões com os 119 dias de duração, segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS).