Curta você também
Geral
Nova pista da BR 277 em Campo Lago alivia trânsito no trecho urbano
A partir de domingo (9), os usuários da BR 277 já poderão trafegar pela nova duplicação da BR 277, no trecho de Campo Largo, sentido Curitiba. Neste momento, a liberação da primeira etapa da obra beneficia especialmente o tráfego local e motoristas que precisam fazer o retorno à capital, aliviando o tráfego no trecho urbano. Também serão abertos acessos por três viadutos – uma trincheira já havia sido liberada.
O trecho é parte integrante do Contorno de Campo Largo, que teve seu início antecipado pelo Governo do Paraná e ficará totalmente concluído em junho deste ano. Conforme a concessionária CCR RodoNorte, que executa a obra, até o momento já foram concluídos mais de 80% dos trabalhos. O percurso restante inclui quatro quilômetros, uma nova ponte sobre o Rio Itaqui e mais uma trincheira – em fase adiantada. Através desta interligação, todo o tráfego pesado que hoje atravessa Campo Largo – onde há radares, lombadas, semáforos e um forte conflito com o tráfego urbano – será desviado para fora da cidade, através do Contorno pela BR 277.
O procedimento segue lógica definida pelo Governo, DER e concessionária desde que o primeiro viaduto ficou pronto, no Km 118 – de liberar os trechos para o uso da população conforme eles fossem finalizados. Isso já ocorreu também com uma trincheira, localizada no Km 121. Desta forma, o trecho total já entregue tem uma nova pista de sete quilômetros, uma nova trincheira, um novo viaduto e a modernização de dois viadutos já construídos.
A duplicação que será liberada no domingo permite o tráfego no sentido Curitiba – e está localizada entre a trincheira no Km 121+800, Bairro Itaqui de Cima (Rua Luiz Rivabem) e o Km 115, Bairro Rondinha, na saída da cidade. As novas alças dos viadutos do Km 118, 116 e 115 também passam a dar acesso à rodovia e à cidade, pelas ruas Caetano Munhoz da Rocha, Ema Taner e Natal Pigatto.
Obra
A obra de duplicação da BR 277 (Contorno de Campo Largo) estava prevista no contrato de concessão com a CCR RodoNorte e foi antecipada pelo Governo do Estado, sendo custeada através das tarifas de pedágio. Os investimentos são de R$ 70 milhões na infraestrutura da rodovia, com a construção de 11 quilômetros de novas pistas, duas trincheiras, um viaduto, uma ponte e a modernização de dois viadutos. No contrato original, a obra estava prevista para ser concluída em 2015 – tendo seu término adiantado em um ano pelo governo estadual. Vai reduzir acidentes na cidade e dar mais fluidez ao tráfego entre o Interior e Curitiba, beneficiando diretamente o transporte de produtos de todo o estado em direção ao Porto de Paranaguá.