Geral

Notícia publicada sexta-feira 17 janeiro 2014

Palmeira e mais cinco municípios dos Campos Gerais aderem ao Telessaúde

Gostou, compartilhe

O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, entregou na quinta-feira (16), em Ponta Grossa, equipamentos para a implantação do programa Telessaúde em seis municípios da região dos Campos Gerais, abrangidos pela 3ª Regional de Saúde, e que receberão também consultoria técnica ou segunda opinião para os profissionais de saúde da atenção básica. Palmeira, Arapoti, Castro, São João do Triunfo e Sengés vão contar com computadores, impressoras, webcams, câmeras digitais e intraorais, microfones e headphones adquiridos com recursos do governo do Estado e do governo federal.

Segundo o secretário, o objetivo principal do Telessaúde é qualificar o atendimento nas unidades básicas de saúde, tornando o serviço cada vez mais resolutivo e diminuindo o número de encaminhamentos desnecessários. “Com uma atenção primária organizada, os problemas de saúde podem ser diagnosticados e tratados precocemente e mais perto da casa das pessoas. Isso tudo reflete na qualidade de vida da população”, disse Caputo.

Os municípios dos Campos Gerais terão como referência o núcleo do telessaúde da Universidade Federal do Paraná. Médicos, enfermeiros, dentistas, fisioterapeutas e outros profissionais poderão discutir casos clínicos e tirar dúvidas com os consultores técnicos de plantão.

O diálogo será feito através mensagens ou chamadas com áudio e vídeo, em tempo real. De acordo com o diretor da 3ª Regional de Saúde, Jaime Menegoto Nogueira, o programa também permite que profissionais de pequenos municípios sejam capacitados permanentemente. “Esse contato com profissionais de grandes centros facilita a incorporação de novas formas de diagnóstico e tratamento às unidades de saúde”, explicou ele.

Investimento

Foram investidos cerca de R$ 3,5 milhões na aquisição dos equipamentos. Além disso, o Estado destinará recursos de custeio dos núcleos do Telessaúde nas universidades no valor de R$ 1,1 milhão.